quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Textos para análise - 3ª série do ensino médio

Texto para: Rafaela, Elen, Camila, Izis, Fagner
3 poemas de Cecília Meireles:

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou se desfaço,
- Não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?



Reinvenção

A vida só é possível
reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas...
Ah! tudo bolhas
que vem de fundas piscinas
de ilusionismo... — mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

Vem a lua, vem, retira
as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços
cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira
da lua, na noite escura.

Não te encontro, não te alcanço...
Só — no tempo equilibrada,
desprendo-me do balanço
que além do tempo me leva.
Só — na treva,
fico: recebida e dada.

Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

1. Destaque versos dos poemas que comprovem uma característica marcante da obra de Cecília Meireles: a fugacidade do tempo.

2. Cecília Meireles trabalha muito bem o ritmo de seus poemas. Destaque os versos que determinam o ritmo do poema “Retrato”.


3. Ainda em relação ao poema “Retrato”, como é trabalhada a adjetivação? Destaque dois adjetivos e comente-os.

4. Em “Motivo”, Cecília Meireles aborda uma temática – de caráter metalingüístico – comum aos poetas do Modernismo. Que temática é essa?


5. O compositor Claude Debussy afirmou certa vez: “A arte é a mais bela das mentiras”.
O pintor Pablo Picasso afirmava: “A arte é uma mentira que revela a verdade”.
O poeta Ferreira Gullar comentou: “Uma das coisas que a arte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo”.
A partir dessas afirmações, comente a poesia “Reinvenção”.

Extraído de:
NICOLA, José de. Português: ensino médio, volume 3. São Paulo: Scipione, 2005.

12 comentários:

  1. 1°)"Eu canto porque o instante existe..."

    "Atravessando noites e dias no vento."

    "Eu não tinha esse rosto de hoje."

    "...desprendo-me do balanço que além do tempo me leva."

    ResponderExcluir
  2. 2°)"Assim calmo, assim triste, assim magro..."
    "... nem o lábio amargo."

    "Tão paradas frias e mortas."
    "... que nem se mostra."

    "Tão simples, tão certo tão fácil."
    "... a minha face?"

    ResponderExcluir
  3. 3°)No poema Retrato, Cecilia Meirelles usa adjetivos para caracterizar a velhice e as mudanças que seu corpo sofreu com a chegada da iadade, através de metáforas. Quando ela escreve "... o lábio amargo." ela descreve o gosto ruim que a velhice representa para ela, E em "... olhos tão vazios..." explica que com a velhice o brilho no olhar e a vontade de ver e descobrir o mundo diminuem.

    ResponderExcluir
  4. 5°) Em Reivenção, Cecilia reafirma as frases citadas e mostra através da poesia que é possivel tornar qualquer mentira ou pensamento em realidade, que através da poesia é possivel reiventar o mundo da forma como queremos e imaginamos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda em relação ao poema “Retrato”, como é trabalhada a adjetivação? Destaque dois adjetivos e comente-os.
    Alguém sabe me ajuda.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.