quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto para equipe: Balacubaco 2ª série

As pombas
Raimundo Correia

Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais...

1. O soneto está organizado em duas partes. Nas duas quadras, o eu lírico descreve o revoar das pombas; nos tercetos é estabelecida uma comparação.
a) A que é comparado o revoar das pombas?
b) Qual é a diferença essencial, segundo o texto, entre os elementos comparados?

2. De acordo com os termos dessa comparação, identifique a que correspondem, no plano da vida:
a) a madrugada e a tarde;
b) a nortada, que as pombas encontram, à tarde, fora dos pombais.

3. Releia a última estrofe do soneto. Que visão sobre a vida e sobre a condição humana o eu lírico expressa nessa estrofe e no poema como um todo?

4. Destaque do soneto três características que comprovem a filiação do texto ao Parnasianismo.

Extraído de:
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio. 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.

11 comentários:

  1. 1°a) Aos sonhos que voam dos corações.

    b)Que os sonhos, diferentes das pombas, não voltam mais depois que voam. Não revoam.

    2°a) A madrugada seria momentos de apreenção e a tarde como a tranquilidade.

    b)Paz, tipo a resolução de problemas.

    3° Que a vida e o ser humano são compostos por momentos e elementos que partem deles e não voltam mais.

    4° A descrição das cenas, a perfeição formal mais rimas ricas e a impessoalidade do poema.

    ResponderExcluir
  2. nossa..eu estava desesperada...pq tipo sou péssima em literatura...e essas respostas me ajudaram muito...
    obrigada a todos...
    ao site
    e a quem respondeu essas perguntas

    meu email: roxane.medeiros@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. ai..brigada..isso me ajudou muito tava preucupada para responder a atividade..brigada mesmo bjjs.
    meu e-mail:lalay.dantas@hotmai.com

    ResponderExcluir
  4. Aii gente, Obg msm. Sabia nem como responder.

    ResponderExcluir
  5. valeu pelas respostas me ajudaram e muito

    ResponderExcluir
  6. valeu pelas respostas me ajudaram e muito

    ResponderExcluir
  7. ~♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♢
    OBGD AJUDO MUITO......

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.