segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O retrato de Dorian Gray


Oscar Wilde foi uma personalidade e tanto. O típico dândi, chamando atenção por onde passasse com seu girassol na lapela, teve uma vida repleta de escândalos sendo preso por 2 anos por "cometer atos imorais com diversos rapazes" – de acordo com a sentença do juiz.
Crítico literário, viajou o mundo com suas palestras e sua literatura está entre os clássicos da literatura universal. Escreveu peças de grande sucesso, contos e novelas. Seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, repleto de diálogos riquíssimos, é uma obra-prima que fala de arte, beleza e vaidade foi considerado, em seu tempo, imoral. Para Wilde "não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo." E, com todas as suas excentricidades, Wilde foi um bom escritor.
A primeira vez que li O Retrato de Dorian Gray fiquei fascinada. Texto envolvente repleto de aforismos, desperta no leitor a vontade de sempre retornar a obra. Um bom exemplo destes aforismos é quando um dos personagens afirma “Segundo alguns, as mulheres amam com os ouvidos, exatamente como os homens amam com os olhos; se é que os homens podem amar”, ou ainda "Não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade". Ler esta e outras obras de Wilde, é sempre um convite à reflexão. Comente alguns dos aforismos encontrados no romance!

5 comentários:

  1. O Retrato de Dorian Gray, romance publicado por
    Oscar Wilde, conta a história de um homem que ganha de presente um quadro
    contendo um retrato seu. Desiludido com a idéia de que não permanecerá daquele
    jeito, ele deseja que possa manter a juventude eterna e que o quadro pudesse
    envelhecer em seu lugar. Magicamente, é exatamente o que acontece e, enquanto
    Dorian Gray passa a viver uma vida cada vez mais desregrada, o quadro é que vai
    envelhecendo e se modificando.

    ResponderExcluir
  2. Dorian é um belo rapaz que posa pra um amigo pintor, Basil. O retrato ficou tão esplendido que Dorian, ao vê-lo tem um breve desejo: queria que em vez de ele envelhecer, ficar velho, o quadro poderia envelhecer em seu lugar.
    Dorian vira amigo de Lorde Henry, que é amigo de Basil também.
    Pelas influências de Lorde, Dorian se torna um homem mau e egoísta. No decorrer da história ele vive um romance com uma bela jovem atriz, a qual comete suicídio por Dorian ter a magoado. O irmão tenta vingar a morte de Sibyl ( a atriz), mas Dorian mata ele antes que ele tentasse fazer algo.
    Ao passar vários dias, várias aventuras, Dorian descobre que seu desejo foi realizado, o livro estava se modificando, com características relacionadas as atitudes de Dorian. Basil queria expor o quadro, Dorian não queria deixar e caba cometendo homicídio contra Basil, pela sua insistência em expor o quadro.
    No final, tudo se reverte. Dorian, que passa por momentos depressivos, com sentimentos de culpa, de assassinato toma uma decisão brusca, ele rasgará a tela. Se tranca no quarto, e quando passa a faca sobre o quadro, solta um grito, o qual todos os empregador da casa ouviram.
    Passaram dias e o criado notou a falta do patrão, então chamou a polícia e subiu até o quarto, onde encontrou Dorian morto, velho e a tela em seu perfeito estado, exatamente quando Basil entregou a Dorian.
    É uma história que relata a vaidade, a índole das pessoas e como quantos cometem horrores pela beleza, tudo pela juventude, que essa tem um papel fundamental na sociedade.
    É um livro bastante diferente, cansativo (kkk), mas que vale a pena chegar ao final, pela enorme surpresa, o leitor sente o mesmo que o criado sentiu, ao ver a tela perfeita e Dorian morto, velho .
    Esperam que todos tenham o prazer de desfrutar e conhecer essa ilustre obra de Oscar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro.
    Como Elielton disse é um pouco cansativo até porque é muito descritivo e tem diálogos muito grandes mas bem interessantes.
    O autor consegue criar um suspense e tornar a história imprevisível que dá uma diferença na obra.
    O bom do livro é que você consegue sentir o que está lendo e a moral da história fecha a obra com chave de ouro.
    Recomendo :)
    Alana Augusto.

    ResponderExcluir
  4. O livro é muito interessante, pois mostra até quando uma pessoa pode ir para ter apenas a beleza exterior. Deixando de amar a quem o ama, e matando até mesmo amigos, tudo por causa de um quadro que leva por toda uma vida seu desejo de se tornar lindo, sendo que para isso, o quadro envelhecesse por ele. E depois de ter cometido atos horrendos , Dorian descobre o que realmente aconteceu com ele, e que ele deixou-se ser tomado pela sua ganância, e assim sua consciência "pesa" levando-o a por um fim, naquela situação, rasgando o quadro, e assim mostrando quem realmente ele era, um homem já idoso e irreconhecível, coberto de crueldade e que viveu uma vida toda escondendo quem realmente ele era.

    VIVIANE LOPES - 1º ano

    ResponderExcluir
  5. O retrato de Dorian Gray, é uma obra extremamente trágica e fantástica. O jovem Dorian de 17 anos , tem sua imagem pintada em um quadro por um amigo , e no instante que a obra é treminada ele fica fascinado com tanta beleza , e deseja não envelher , pretende que o quadro envelheça em seu lugar! Mais isso não acontece , ele fica velho e o retrato continua belíssimo. Essa obra é muito interessante , mais interessante ainda é a moral que ela passa para o leitor. Até onde devemos levar a vaidade tão a sério?

    ANA PAULA , 3º ano !

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.