segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A morte e a morte de Quincas Berro d'Água

Jorge Amado é um dos grandes escritores da literatura brasileira. Compondo o quadro dos escritores pertencentes a segunda geração de modernistas, também conhecida como romance de 30 ou romance regionalista, caracterizou de forma divertida e precisa o baiano de Ilhéus e Salvador.
Com romances traduzidos em mais de 40 idiomas, Jorge Amado cativou um público fiel e teve suas obras também adaptadas para o cinema e para a TV.
De todas as suas obras, A morte e a morte de Quincas Berro d’água se destaca como uma novela excepcional, nas palavras do colega Vinicius de Moraes "a melhor novela da literatura brasileira". A história se passa em Salvador, e gira em torno de Joaquim Soares da Cunha, o Quincas Berro d’Água o defunto que não se pode precisar quando efetivamente morreu, ou podemos dizer que, escolheu a hora da própria morte.
As várias mortes do personagem demonstram uma narrativa de realismo preciso e em um trabalho psicológico, mostra como um homem pode morrer estando ainda vivo. E a dúvida sobre a morte é apresentada desde o inicio da narrativa: "Até hoje permanece certa confusão em torno da morte de Quincas Berro D'água. Dúvidas por explicar, detalhes absurdos, contradições no depoimento das testemunhas, lacunas diversas. Não há clareza sobre hora, local e frase derradeira. A família, apoiada por vizinhos e conhecidos, mantém-se intransigente na versão da tranqüila morte matinal, sem testemunhas, sem aparato, sem frase."
Como nossa proposta é discutir as impressões causadas no leitor, confesso ter relutado muito em fazer a leitura deste livro. Um professor de Teoria da Literatura, quando eu estava fazendo a graduação, falava de forma exaustiva deste livro, mas de uma forma chata que não me motivou a lê-lo. Anos mais tarde, conversando com uma amiga – e também professora de Literatura – ouvi dela um relato empolgado do livro, despertando minha curiosidade. Me diverti muito com essa leitura, por isso a recomendei. E vocês, o que acharam?

40 comentários:

  1. Adorei o livro! Ele tem uma dose certa de comédia! Uma linguagem didática fácil de entender! Coisa que poucos livros trazem para o leitor.
    Acompanhar uma trama em que o protagonista naum é um herói torna-se bem mais interessante!
    Quando os defeitos do ser humano também aparecem!
    Sem palavras! Jorge Amado estava inspirado pelos deuses quando produziu essa obra prima!!!

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito interessante. Não só pelo seu contexto, como também pelo enigma que ele faz em torno da morte do personagem principal.A forma incrível que Jorge Amado narra e descreve as vidas e as mortes de Quincas,a primeira ao lado de sua família conservadora; e sua segunda a vida ao lado de seus campanheiros de bar. Muito Bom, vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro, pois a história prende bastante o leitor, mostrando assim como vivia a maioria dos homens daquela época. Bebiam, jogavam e iam a bordeis frequentemente...Mostrando que não mudou muita coisa na sociedade masculina atual!
    Achei bastante interessante a forma que Jorge Amado demonstra o abandono de Quincas a família conservadora, e parte para a vida banal, a maladragem..
    Percebi muito bem o quanto uma pessoa que se entrega a malandragem, o alcoolismo, a prostituição, sofre. O livro deixa assim uma mensagem para as pessoas que pensam em se entregar a esse tipo de vida. O que faz com que pense duas, tres vezes antes de tomar essa decisão.
    E além disso, o autor é baiano, o que fez com que eu me empolgasse mais ainda pra ler e começar a descobrir a beleza das obras da bahia.
    Ou seja, o livro é muito bom, indico a todos pois é uma boa leitura.

    Antonio Augusto - 2º ano.

    ResponderExcluir
  4. A Morte e a morte de Qincas Berro Dágua é um livro na minha opinião muito engraçado pois relata a historia de um morto mais que mesmo assim continua com atitudes de um vivo(acredite se quiser), Joaquim Soares da Cunha era um bem socedito trabalhador da mesa de rendas que trazia orgulho a toda sua familia, porem alguma coisa o encomodava em sua vidinha pacata ate que em determinado momendo como forma de libertação chama sua esposa de "Jararaca" . Qincas sai de casa, abandona sua familia e vira Qincas Berro Dàgua, um grande amigo, conselheiro, homem de muitas mulheres, amante de muitas outras e acima de tudo um ser humano capaz de cuidar do filho de uma de suas amigas por muito tempo enquanto ela estava enternada dando tudo ao garoto se pudesse ate mesmo amamentando-o. Esse livro vem tentar abrir os olhos da sociedade em forma de critica , afirmando que nao é preciso pompa para ser feliz.Quincas vivia bebado pelas ruas do pelourinho e tinha um grande respeito por todos os que ali moravam e tinham comercio(principalmente bares e bordeis)é incrivel a estima que todos tem por ele, o que não é percebido em seus familiares, ele foi encontrado morto e seu velorio não foi divulgado porem todos ficaram sabendo da morte de Quincas o que levou seus 4 melhores amigos ao seu velorio que acabou no mar onde de fato ele gostaria de morrer ja que tinha o sonho de ser marinheiro!!!
    Aconselho o livro para todos pois demonstra de forma clara e objetiva os valores moraes e éticos que devem ser seguidos pela sociedade.... obs:ESSE COMENTARIO É DE AIRTON MILLER !!!

    ResponderExcluir
  5. É uma novela muito interessante e um pouco confusa, em que envolve principalmente o segundo momento modernista, onde o autor faz o uso da linguagem nordestina. Olivro narra a morte de Joaquim Soares da Cunha, mais conhecido como Quincas Berro Dágua, apelido gerado por beber muita cachaça, ocorre uma confusão em torno da sua morte, ninguem sabe explicar, mas seus amigos nunca o abandonara, pois ele era o melhor, um velho debochado e vagabundo das ruas da Bahia; é engraçada e confusa, pelo fato de Quincas um defunto se comportar como um vivo, resmungando e rindo para todos, Seu desejo de ser marinheiro não foi realizado porém seus amigo o levaram para o mar em homenagem a uma noite memorável para Quincas, onde ele atirou-se no mar, nas águas calmas do quebra-mar, envolto num lençol de ondas, por sua própria vontade.

    ResponderExcluir
  6. O livro narra uma história um tanto confusa,por se tratar de morto(Quincas berro da água)que tem atitudes de um vivo,Quincas tinha uma vida memorável ao lado de sua familia porém foi ao lado dos amigos que descobrio o valor da amizade,honestidadee companheirismo,deixando de lado a vida pomposa que tinha,e foi ao lado desses amigos e muitos deles maltrapilho que Quincas encontro-se com o mar realizando assim em parte o sonho de ser marinheiro.

    ResponderExcluir
  7. o livro narra uma historia que faz que o leitor fique meio confuso. mas mesmo sendo confusa e um ótimo livro.
    se tratado de Quincas berro
    narrando sua historia. mas ele esta contando depois de morto.
    contando a historia dele com seus familiares, seus amigos e de sua honestidade

    Thiago Cardoso 2º ano

    ResponderExcluir
  8. Erica Heloise 1ºano diz:

    gostei muito do livro, pois ele é engraçado e divertido de se ler.
    Só achei meio confuso na parte de sua morte e no final, pois não sei se tudo que é narrado é mesmo real.
    Os relatos mostram que ele tramou uma morte, mas não há certeza, e no final ele morre, ou pelo menos é o que parece...

    por isso achei muito interesante...

    ResponderExcluir
  9. Gostei do livro pelo fato de ser uma linguagem acessível, contando a história de Joaquim Soares da Cunha, conhecido com Quincas Berro D’Água, recebendo esse apelido por causa da sua fama de “cachaceiro”. O que mais chama atenção é o fato da história ser passada depois de Quincas morto, porém se comportando como se estivesse vivo, deixando a história meio confusa mais muito mais interessante. Indico a todos que procurem um livro com fácil interpretação e por sinal muito engraçado.

    Aluna: Pâmulla 2º ano

    ResponderExcluir
  10. O livro é ótimo, pois conta a narrativa de Quincas Berro d’Água, que conta sua história depois de morto, em primeira pessoa. No inicio fala que ele era um funcionário respeitável, mais vivia sufocado com essa vida, depois conta como se estivesse morto e depois começado uma nova vida de forma mundana com bebida e prostituição, acarretando diversas conseqüências.
    A história é um pouco difícil de entender, mais analisando e colocando para atualidade podemos perceber que muitas pessoas pensam que serão felizes apenas com prazeres mundanos, quando na verdade se tornam mais infelizes.

    Aluna: Lais Vieira 2º ano

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito deste livro,que é contado de forma divertida e engraçada e que gira em torno das duas ditas mortes do personagem principal Joaquim Soares da Cunha, conhecido como Quincas Berro D'Água, onde o fato que mais me chamou a atenção foi a demonstração de que os amigos se emportaram mais com a morte do personagem do que a própia família, expressando um pensamento de que, os seus amigos, ou melhor, a sua segunda família,o conhecia melhor que a sua família biológica.
    Para mim, a segunda morte do personagem foi uma imaginação dos seus amigos,fruto do excesso de bebida, que queriam passar com ele mais tempo, e fazer as coisas que gostavam de fazer só mais uma vez.

    Comentário de Esley Silva Cavalcante, 1° ano

    ResponderExcluir
  12. Quincas Berro D'Água era um tipico vagabundo das ruas de salvador,ele foi dado como morto por sua familia por ter tido um estrnha atitude de "tornar-se" vagabundo repentinamente,dai em diante sua vida era pura farra.Umdos motivos que mi levram a ler esse livro foram os comemtaris de meus colegas que diziam que o livro era interresante uma parte muito interresante do livro é quando ele é dado como morto,seu familiares até chegam a velar seu corpo e ele en total sacanajem apos a retirada de de sua familia ter a cara de pau de levantarse do caixão e sair com seus amigos pra beber.


    comentário feito por:SEBASTIÃO LEONARDO 1°ANO

    ResponderExcluir
  13. Na verdade não pensei que este livro seria tão bom!
    achei que como era de literatura seria chato mas, pelo contrário, este livro não só foi bom como divertido de ler, com um poco de comedia o que facilita a leitura.Eu achei o livro um pouco confuso com as motes, já que não sabemos se realmente houve morte ou foi só uma imaginação e até que retrata de alguma forma a vida de muitas pessos sendo um vagabundo e talz.
    O livro é muuuuito bom e recomendo!!!!

    por:Milena Ferreira 1°ANO.s2

    ResponderExcluir
  14. Em particular, achei inicialmente o livro um tanto quanto confuso e com fatos inexplicáveis, mas no decorrer da história pude compreender os acontecimentos,na minha tese o mais interesante foi a transição das mortes de Joaquim ou seja "Quincas",isso nós faz refletir o que leva um homem considerado pela sociedade um pai e marido exemplar mudar completamente de comportamento, tornando-se um indivíduo amante das coisas do mundo,ou seja, de mulheres, bebidas e amigos, deixando de lado assim os valores éticos de uma base familiar...E mesmo na sua morte prefere criar uma farsa para atasanar seus parentes, padecendo definiivamente ao cair no mar em fúria quando estava ao lado de seus amigos de curtição e de goles de cachaças nos bares de Salvador.Pode-se considerar este livro com uma pitada de comédia,críticas a sociedade e curiosidades.Mais vale ressaltar que existe trechos que nos faz refletir sobre o que realmente vale a pena nessa vida. Muito bom !

    COMENTÁRIO FEITO POR: AMANDA SANTOS (1°ano)=)

    ResponderExcluir
  15. O livro é muito interessante, o uso da linguagem informal presente nele me chamou bastante atenção, pois não é comum vermos esse tipo de linguagem nas páginas dos livros. Por ser contado na Bahia, o autor faz o uso de gírias comuns entre os bahianos. É uma leitura agradável. O foco do livro é a morte de Joaqui Soares da Cunha, conhecido como Quincas Berro D'Água. A vida do mesmo é divida em duas distintas partes. A primeira, junto a família, se comportando como uma pessoa civilizada e a outra junto aos " vagabundos", como um marginal assumido. A partir disto, segue o velório, e o passeio do morto até cair ao mar !

    COMENTARIO DE: Vanessa Amaral Oliveira (1ºano) :D

    ResponderExcluir
  16. O Livro é uma história bem real, só que mostra em fatos engraçados um homem que tem tudo na vida, Família, pessoas que o amam,e quando se aposentou resolveu se chogar no mundo das cachaças com os amigos trocou a esposa os filhos pra viver com prostitutas.
    O livro desperta a curiosodade do leitor ele conta a realida de maneira até mesmo Irônica, pois um homem ter uma vida que Joaquim tinha e jogar tudo pro ar pra viver uma vida de mendigo, foi o que ele acabou se tornando depois de entrar na vida do alcoolismo, enfim o livro é muito bom adorei.
    Por Stefane G. '1ºAno'

    ResponderExcluir
  17. O livro é muito bom, e o autor ao usar uma linguagem simples, torna a leitura fácil e compreensível.
    Ao meu ver pensei que a história não seria assim, tão divertida, Jorge Amado conta a história de Joaquim Soares da Cunha (verdadeiro nome de Quincas) homem respeitável, funcionário da mesa de Rendas Estadual, de classe alta, que ao se deparar com um genro, que não tinha ambição.Saí de sua casa e passa a viver uma vida como bêbado, encontrando sua felicidade em meio à gente da classe baixa, como marinheiros, prostitutas, capoeiristas, que um dia amanheceu morto num quarto imundo, tendo como testemunhas o Mestre Manuel e Quitéria do Olho Arregalado.
    O escritor lida de forma divertida, e irônica com a morte, fazendo uma alusão as ruas e becos habitados pela gente pobre, humilde, feliz e excluída da sociedade de Salvador na época.
    Enfim, o livro passa uma história que faz a gente parar e refletir sobre alguns conceitos formados por nós, a respeito das pessoas.

    Maíla Freitas Curaçá de Araújo (1° ano)

    ResponderExcluir
  18. Antes de conhecer o enredo do livro A Morte de Quincas Berro d’Água, imaginava que não fosse instrutiva, mas a partir que comecei a ler o livro vi que ele é bastante fantástico, apesar de confuso. O modo como Jorge Amado conta a história nos faz viver toda aquela vida agitada de Joaquim (que passa a ser chamado por seus amigos de farra por Quincas) e também pela desonra de sua família em ver o transtorno que seu familiar deu em sua vida chegando a um fim não agradável. Com uma linguagem popular e de forma irônica a vida e a morte de Joaquim Soares da Cunha são relatadas de maneira crítica e até humorística. Um homem que era bem instruído na vida ao completar seus cinqüenta anos vira um “ordinário” sem muita justificativa, passando a conviver com pessoas de má conduta. Quincas morre diversas vezes, sendo a última ao se jogar no mar. Concluindo, este livro é fabuloso, nos faz viajar ao seu interior, ao seu contexto.
    Por: Gusttavo R. "1ºAno"

    ResponderExcluir
  19. A princípio, escolhi esse livro, pois o título chamou muito a minha atenção, além do fato de ter sido escrito por "Jorge Amado", um dos principais escritores bahianos, e pela fama que as obras do mesmo tem.
    A história de Quincas Berro D`água, é uma história interessante, e até divertida de ler, pois ela retrata a vida de um homen, conhecido por todos, não por títulos, mas pelas "enrrascadas" e pelas histórias.
    A história começa, retratando a maior façanha de Quincas Berro D`água, quando o mesmo finge sua morte; a família do mesmo, nem desconfia de nada, e prepara o enterro como se realmente seu ente querido houvesse falecido; com o desenrrolar da história, um grupo de amigos de quincas vão no velório e lá acabam descobrindo a façanha de Quincas, e ai é que resolvem contar a verdade para todos, mas, quando todos já sabiam a verdade, Quincas comemorava com seus amigos, e em uma tempestade, o mesmo acaba sendo atirado no mar, e morre, dessa vez, de verdade.
    Sobre, a moral da história, podemos destacar, a amizade, entre Quincas e seus amigos, e o fato, do "saber viver a vida", nós devemos viver a vida do jeito que gostamos, e do jeito que nos sentimos bem, do mesmo modo que Quincas vivia.
    No total, um bom livro, linguagem de fácil compreensão, emocionante de se ler, e que eu recomendo a todos.


    Postado por: Silas Santos Costa
    1º ano

    ResponderExcluir
  20. O livro tem um contexto muito interessante,e divertido,realmente é meio confuso a parte da sua segunda morte,mas mostra que quando Quincas resolve mudar de vida e ir para a vida da "curtição" é abandonado por sua família que é conservadora,ele encontra dessa maneira apoio com pessoas que levam a mesma vida que ele.Ao morrer pela primeira vez ele morre na solidao de seu quartinho imundo,e uma das partes que eu mais gostei foi quando seus amigos bêbados levam o defunto para a ultima bebedeira e curtição com as prostitutas na rua, onde o corpo acaba caindo no mar morrendo pela segunda vez.

    Por: Adriana -2º ano

    ResponderExcluir
  21. Este livro, do tipo humor, foi uma forma engraçada de contar a morte de Joaquim Soares da Cunha um homem de bem e educado, e a morte de Quincas Berro D'Água homem que gostava de curti a vida, bebendo, jogando e namorando, esses são as faces do personagem principal que durante a sua vida foi um bom pai, bom marido e de bom caráter, que ao envelhecer resolveu virar outra pessoal. Sua primeira morte foi uma farsa que representava a morte de Joaquim, onde os presentes no velório eram sua família (filha, genro, irmão, cunhada), que não se importavam mais com sua morte, apenas seus amigos sentiam muito, já a morte Quincas, que ocorreu na tempestade em alto mar, foi, de fato, a verdadeira morte morrendo feliz e da forma que mais queria, no mar.

    produzido por: Renato - 1º ano

    ResponderExcluir
  22. gostei muito do livro,pois prende o leitor com sua história engraçada da vida do senhor Joaquim soares da cunha. um homem simples educado e inteligente.Mas devido a certas coisas da vidas ele entra em uma vida de bebedeiras.um certo dia não sei se é pra testar a importancia que sua familia lhe dava figiu-se de morto.seus amigos foram avisar sua filha que veio correndo verificar se foi verdade, seu gênro ao saber diz que até depois de morto Joaquim aina iria lhe dar prejuizos. a moral da história é que a peswsoa vale pelo q tem e não pelo que é. a historia retrata muito bem que antes de Quincas entrar para vida de cutição era bem respeitado e todos lhe dava valor mas agora não passava de um simples cachaçeiro. então seja o vc é.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Realmento o livro é muito bom, pois causa uma certa curiosidade ao leitor, fazendo com que cada página fique melhor que a outra, deijando a leitura prazerosa. Que de uma forma engraçada e interessante conta a história de Joaquim Soares da Cunha, homem bem conhecido, de classe alta, que por motivos principalmente familiares resolve mudar de vida, e passa a ser o Quincas Berro D'Água, e conhece pessoas de classe baixa, mas que ao contrário de sua família, essas pessoas realmente gostam dele. O livro mostra de uma forma muito engraçada as duas mortes de Quincas, a 1ª foi para mudar de vida, para que sua família achesse que Joaquim Soares morreu, a 2ª foi sua verdadeira morte, que aconteceu da forma que ele sempre desejava que fosse, enterrado no mar, o livro conta que seus amigo viram quando ele se levantou e atirou-se no mar. Podemos entender que a felicidades não é apenas dinheiro e classe social, felicidade mesmo é viver a vida da meneira que agente mais gosta, e se for possível morrer da mesma maneira.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu achei o livro "A morte e a morte de Quincas Berro D`água" muito interessante, principalmente por abordar um tema tão curioso, como é uma pessoas morrer várias vezes, como é o caso de Quincas, que acaba cansado do trabalho público, logo após sua aposentadoria e decide abandonar tudo e viver na farra com bêbados e prostitutas, até que chegue o seu fim, ou fins.
    Postado por: Danilo Vieira
    1º Ano

    ResponderExcluir
  27. O livro é muito interessante , Jorge Amado concerteza conquistou o leitor com essa obra maravilhosa. É muito engraçado a maneira que o autor apresenta as duas mortes de seu Joaquim ( Quincas Berro D'Água ), um homem bem sucedido na vida que por motivos pessoais resolve mudar de vida, o álcool passa a conviver com ele.
    A obra se passa na capital baiana , nas ruas de Salvador e com uma linguagem didática , fácil de ser interpretada pelo leitor !

    ANA PAULA. 3º ano :))

    ResponderExcluir
  28. Nunca a morte foi levada tão a graça quanto neste livro, a cada episódio uma comédia em volta da morte, todos os preparativos do enterro do tal morto que na verdade estava vivo, mas na comemoração da ressurreição do morto. Uma bela comédia com um final surpreendente. muito bom esse livro.

    ResponderExcluir
  29. O livro é de um leitura bastante divertida e um o contexto em si nos prende na história, por tratar um tema não muito comum e sério,de uma forma humorada. Narrando a vida de Joaquim que realiza um mudança radical em sua vida,deixando de ser um exemplar cidadão, já aos cinquentas anos para entrar em uma vida de curtição, por motivos não muito esclarecidos. Devido essa mudança, para uma vida "vagabunda", a família lhe dá como morto e mesmo assim ele continua a infernar a vida de seus familiares com as suas atitudes. A parte do livro que achei mais interessante e que também me deixou com algumas dúvidas foi quando o corpo de Quincas que estava sendo velado saiu pelas ruas com seus amigos de bebedeiras, indo para a festa no barco, onde lá Quincas disse sua frase derradeira - onde alguns tinham contadição no que ele tinha dito - e se lançou no mar. A minha dúvida foi se Quincas ao estar sendo velado pela família estava fingindo(mas como se o médico o examinou para o atestado de óbito), ou se ao sair com os amigos que estavam bebados ele realmente estava morto e seus amigos imaginaram aquela situação(só que ele estivesse morto como que iria se atirar ao mar e ainda dizer sua frase derradeira). Enfim gostei muito da obra de Jorge Amado.

    Sara Gabrielle Soares 1º ano

    ResponderExcluir
  30. O livro conta uma história muito interessante e divertida a história de Joaquim Soares da Cunha conhecido como Quincas Berro D'Água,é uma história de contexto bem legal e fácil de entender só é um pouco confuso a parte da segunda morte de Quincas,mas é o que deixa a história engraçada,é muito legal quando ele muda totalmente seu modo de vida e abandona sua familia e passa a conviver com pessoas diferentes daquelas com quem vivia pessoas que só pensam em curtição e é exatamente com essas pessoas que ele se sente bem e feliz.
    Postado por Thaise Almeida 2º ano.

    ResponderExcluir
  31. Achei o livro muito interessante por mostrar de forma humorística e não muito cansativa a vida de um personagem que ao decorrer da vida decide se entregar a vícios como a bebida e prostitutas, sendo regeitado pela própria família e fazendo amizade com pessoas de rua.
    Joaquim Soares da Cunha comete uma de suas maiores façanhas, forja a própria morte, e é nessa situação que acaba percebendo que até em seu enterro a família não liga pra ele.
    A própria filha se preucupa mais com os gastos do velório do com a morte do pai.
    Quando a família sai seus amigos de bebedeira sorriem com ele e debocham do enterro "michuruca" que ele teve, sem ao menos flores para o defunto. Dividem as roupas novas que Quincas usava e saem pelas ruas de Salvador bebendo.
    A notícia da morte de Quincas Berro D'água já havia corrido. Quando a família descobriu a farsa Quincas se jogou ao mar morrendo dessa vez de verdade, num lençol de águas e espuma.
    Indico o livro para todos pois ele mostra como uma pessoa considerada até exemplar na sociedade pode se transformar num homem de histórias entregue as farras, e também de forma bem irônica o "sentimento" que a família tinha por Joaquim!

    Comentário por: Isa Maria Maia Lobo =] 1° ano

    ResponderExcluir
  32. o livro conta a historia de Joaquim soares, conhecido como Quincas Berro d'agua, de forma divertida, porém muito confusa. É interessante como o autor descreve a vida do personagem, um homem bem sucedido, que muda sua vida e passa a freguentar bares, e vive na bandidagem, e na vida boemia.
    postado por Renata Lima 2º ano.

    ResponderExcluir
  33. O "A morte e a morte de Quincas Berro D água" mostra aspectos de profundas transformações do funcionário público Joaquim Soares da Cunha que após se aposentar abandona sua família biológica se torna um bêbado convivendo com prostitutas alcoólatras, meliantes e contraventores da ralé de Salvador que ao decorrer do texto crítica a sociedade por meio deles.
    O livro é muito divertido com linguagem de fácil compreensão e histórias de um povo simples e rude e o que achei mais interresante são as várias mortes de “Quincas Berro D água"
    Comentário de: Vinícius guirra 1º ano

    ResponderExcluir
  34. No decorrer da história o livro se torna bastante interessante de forma que o leitor se prende ao mesmo, no interesse de saber como vai terminar a vida de Joaquim Soares da Cunha, conhecido como Quincas Berro D'Água. Joaquim realiza uma mudança extrema em sua vida, tornando-se um "vagabundo", por não aguentar mais a vida que levava. Justamente tornando-se um fato não muito raro na nossa sociedade, o livro é cativante e a linguagem informal utilizada também facilita a interpretação de algumas pessoas que o leem, porém, prefiro a forma culta, o que não tira a qualidade do livro. Bom, o livro foi de bom aproveitamento e muito divertido.

    Lenise Costa, 1° ano

    ( Postei pela minha conta, pois ela não estava conseguindo postar, obrigada pela compreensão)

    ResponderExcluir
  35. Achei o livro bastante interessante, com uma linguagem de fácil compreensão dos leitores e por ser muito divertido. Ele retrata as duas mortes de Joaquim Soares da Cunha (Quincas Berro D’água), que abandonou sua família e sua antiga vida para virar um “vagabundo”. O fim do livro é meio confuso, pois não podemos ter certeza de que ele morreu no mar ou se era só a imaginação de seus amigos.

    Ananda Raquel Galvão - 1° ano

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. A analise do texto do nosso grupo: mayki,kaio,airton,icaro matos,icaro juliano,dalecio,rafael...sobre este livro:
    O livro é muito interessante mostra que Joaquim era um homem exemplar mas nao era feliz com a vida que vivia,sabia que sua familia so dava importancia ao luxo.
    Mudou de vida passou a beber e na vida simples encontrou a felicidade,soube ver como as pessoas são de verdade longe do luxo.
    Entao concluindo o livro mostra a vida de dois Joaquins,uma de maneira de luxo e a outra de maneira simples e divertida nos dando exemplo de comoa vida das pessoas podem mudar dentro da sociedade.

    ResponderExcluir
  39. WynnBET launches online sports betting in Michigan - KTNV
    WynnBET, the online sports betting and casino company, today 김제 출장안마 announced it has 의정부 출장마사지 launched the launch of its online 당진 출장마사지 sportsbook 여주 출장마사지 and casino, WynnBet.com. 양산 출장샵

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.