quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Textos para análise - 3ª série do ensino médio

Texto para: Adriano, Jaíne, Evellin, Joana, Juliane, Daniele

O filho do século
Murilo Mendes

Nunca mais andarei de bicicleta
Nem conversarei no portão
Com meninas de cabelos cacheados
Adeus valsa "Danúbio Azul"
Adeus tardes preguiçosas
Adeus cheiros do mundo sambas
Adeus puro amor
Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem
Não tenho forças para gritar um grande grito
Cairei no chão do século vinte
Aguardem-me lá fora
As multidões famintas justiceiras
Sujeitos com gases venenosos
É a hora das barricadas
É a hora da fuzilamento, da raiva maior
Os vivos pedem vingança
Os mortos minerais vegetais pedem vingança
É a hora do protesto geral
É a hora dos vôos destruidores
É a hora das barricadas, dos fuzilamentos
Fomes desejos ânsias sonhos perdidos,
Misérias de todos os países uni-vos
Fogem a galope os anjos-aviões
Carregando o cálice da esperança
Tempo espaço firmes porque me abandonastes.


1. A poesia de Murilo Mendes pertence ao livro O visionário, publicado em 1941 e que contém, portanto, poesias escritas na década de 1930. Que fatos históricos caracterizam essa década?

2. No poema de Murilo Mendes, os versos apresentam tempos verbais do passado, do presente e do futuro.
a) Destaque um verso que indique uma ruptura já concretizada. Explique seu significado.
b) Destaque um verso que contenha um verbo no futuro e explique seu uso.
c) Destaque um verso que represente uma síntese do momento presente.

3. O poema de Murilo Mendes é escrito em primeira pessoa. Você diria que sua temática é individualista ou de caráter universal? Justifique.

4. Em um determinado verso, o poeta abre diálogo com o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels. Qual é o verso?

5. Formalmente, o texto revela características modernistas ou se enquadra em padrões mais tradicionais? Justifique.

Extraído de:
NICOLA, José de. Português: ensino médio, volume 3. São Paulo: Scipione, 2005.

8 comentários:

  1. 1- Revolução de 30, Revolução Constitucionalista (1932), fechamento do Congresso Nacional(1937), Inicio da Segunda Guerra Mundial.
    2- a)Nunca mais andarei de bicicleta; O verso da sentido de que o eu-lirico se despede de sua vida antiga onde só restará lembranças.
    b)Cairei no chão do século vinte; O verso indica mudança de vida, decorrente do periodo de guerras, que só trará destruição.
    c)Fogem a galope os anjos-aviões; Fuga rápida dos soldados pelos bombardeios.
    3- Caráter universal, pois sua tématica não só o atinge, como também a todos que dessa época viveram.
    4- Misérias de todos os países uni-vos.
    5- Características modernistas,porque a temática se enquadra nos padrões mordenistas ou seja versos com estruturas sintáticas mais elaboradas e foco no contexto sóciopolítico.

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  2. 1- Revolução de 30, Revolução Constitucionalista (1932), fechamento do Congresso Nacional(1937), Inicio da Segunda Guerra Mundial.
    2- a)Nunca mais andarei de bicicleta; O verso da sentido de que o eu-lirico se despede de sua vida antiga onde só restará lembranças.
    b)Cairei no chão do século vinte; O verso indica mudança de vida, decorrente do periodo de guerras, que só trará destruição.
    c)Fogem a galope os anjos-aviões; Fuga rápida dos soldados pelos bombardeios.
    3- Caráter universal, pois sua tématica não só o atinge, como também a todos que dessa época viveram.
    4- Misérias de todos os países uni-vos.
    5- Características modernistas,porque a temática se enquadra nos padrões mordenistas ou seja versos com estruturas sintáticas mais elaboradas e foco no contexto sóciopolítico.

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  3. Muito bom espero sempre poder contar com este site ^^

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  4. Nossaaaa... Adorei, já estava cansada de procurar essas respostas e não encontrava em nenhum site. Parabéns aos administradores... ;)

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  5. o poema apresenta dois momentos distintos.quais sao eles?

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  6. o poema apresenta dois momentos distintos.quais sao eles?

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Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.