quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto para equipe: Fire girls 1ª série

Camões
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

1. Treinando o ouvido: releia os versos do primeiro terceto e responda: quais são as sílabas que recebem o acento do verso?
2. O poeta repete várias vezes a forma verbal é, coma função de ligar um predicativo a um sujeito. Qual o sujeito desses versos?
3. Qual a característica maior de todos os predicativos que aparecem no texto?
4. Releia atentamente o poema e responda: qual seria a maior contradição, o maior paradoxo do poema?
5. Leia atentamente a explicação abaixo:
Platão concebia dois mundos: o mundo sensível, em que habitamos, e o mundo inteligível, das divinas essências (Deus, o Belo, o Bom, a Sabedoria, o Amor, a Justiça, etc.). No mundo sensível, a realidade concreta é simples sombra ou reflexo dessas essências. As almas, que são imortais, habitam o mundo inteligível. Quando descem para o mundo sensível, conservam uma recordação de sua morada divina, que podem avivar por meio da reminiscência. Nossa constante busca do ideal seria, portanto, uma tentativa de ascender do mundo sensível (da realidade concreta) para o mundo inteligível (da essência, da verdade universal). No mundo sensível temos, por exemplo, amores vivenciados, que são cópias imperfeitas, deformadas, uma vez que “o mundo material ou de nossa experiência sensível é mutável e contraditório e, por isso, dele só nos chegam as aparências das coisas e sobre ele só podemos ter opiniões contrárias e contraditórias” (Marilena Chauí); no mundo inteligível, temo o Amor (a maiúscula indica sempre a essência, a ideia, o Ser perfeito, imutável, universal, eterno, imperecível).
Como se manifesta o platonismo no texto?

Extraído de:
NICOLA, José de. Português: ensino médio, volume 1. São Paulo: Scipione, 2005.

2 comentários:

  1. 1.?

    2. O amor

    3.O poema tem predominância de paradoxos em sua constituíção.

    4." Contentamento descontente"

    5. No mundo sensível os amores são imperfeitos, e contém contrastes, assim como no poema de Canões que ocorre a junção de sentimentos indefiníveis e a dualidade da incerteza do amor físico com o amor ideal.

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Quem sou eu

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Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.