quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto para equipe: Dom Quixotes 1ª série

Leia a seguir um fragmento do Auto da Barca do inferno e responda às questões propostas:

DIABO
Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama é ela vossa?

FRADE
Por minha la tenho eu,
e sempre a tive de meu,

DIABO
Fezestes bem, que é fermosa!
E não vos punham lá grosa
no vosso convento santo?

FRADE
E eles fazem outro tanto!

DIABO
Que cousa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!

FRADE
Para onde levais gente?

DIABO
Pera aquele fogo ardente
que nom temestes vivendo.

FRADE
Juro a Deus que nom t'entendo!
E este hábito no me val?

DIABO
Gentil padre mundanal,
a Berzebu vos encomendo!

FRADE
Corpo de Deus consagrado!
Pela fé de Jesu Cristo,
que eu nom posso entender isto!
Eu hei-de ser condenado?!...
Um padre tão namorado
e tanto dado à virtude?
Assi Deus me dê saúde,
que eu estou maravilhado!

DIABO
Não curês de mais detença.
Embarcai e partiremos:
tomareis um par de ramos.

FRADE
Nom ficou isso n'avença.

DIABO
Pois dada está já a sentença!
[...]

1. O diabo, ao receber o frade, estranha a pessoa que está em sua companhia.
Deduza: qual é a causa desse estranhamento?

2. O diálogo que ocorre entre as duas personagens revela não apenas a condição moral do frade, mas também a de outros membros da Igreja. Qual é essa condição?

3. Para livrar-se do inferno, o frade apresenta alguns argumentos ao diabo.

a) Identifique dois desses argumentos
b) Pelas respostas do diabo, deduza: o frade deverá ir para a barca do inferno ou para a barca do céu? Por quê?

4. O julgamento a que são submetidos os mortos que se dirigem à barca do inferno ou à barca do céu é na verdade um julgamento de toda a sociedade. No que se refere ao julgamento do frade, levante hipóteses: a intenção do autor é criticar a Igreja como instituição ou os homens? Justifique sua resposta.

5. Na época de Gil Vicente, o teatro era escrito em versos. Observe o fragmento lido. Que tipo de verso foi utilizado?

Extraído de:
CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 1: ensino médio. 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.

Um comentário:

  1. 1. O frade está acompanhado por uma mulher, que com a qual supostamente teria algum caso.

    2. O fato de frade infrigir as leis religiosas, que proibem qualquer tipo de envolvimento amoroso.

    3.a. Que por ser um frade os seus pecados seriam perdoados e também por temer o poder de Deus.

    b. Barca do inferno, por não ter respeitado as leis religiosas.

    4. Os homens, na época em que o texto foi escrito Deus era a fugura central de todo o universo, com isso mostra que os homens não seguiam as suas obrigações e as leis divinas.

    5.Versos de sete sílabas poéticas.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.