segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A cidade do sol


O autor afegão Khaled Housseini teve sua estréia na literatura mundial com O Caçador de Pipas, um best-seller. Sendo doutor em medicina, Housseini ainda exerce a sua profissão acrescentado a esta a atividade de romancista. O autor poderia ser considerado mais um destes escritores que tem alguns livros de grande sucesso e depois desaparecem, no entanto, seu segundo livro, A cidade do sol, demonstra uma veia literária profunda, com duas histórias distintas que se encontram.
Conheci a obra de Housseini porque era impossível não conhecê-la: na lista dos mais vendidos em diversos países, com um grande alvoroço sobre a história de O caçador de pipas, e com a indicação de alguns amigos – essa é sem dúvida uma das melhores formas de despertar o interesse por algum livro: alguém de quem você gosta e em quem confia indicá-lo – entreguei-me a leitura. Não senti tanta emoção com este, talvez por se tratar de uma amizade que envolve muito mais o mundo masculino, mas ao ler A Cidade do Sol, emocionei-me do início ao fim! Devorei o livro em dois dias! Sofrendo com as dores de Mariam e Laila.
Em uma narrativa bem escrita, o autor nos transporta para o mundo desumano, assemelha os sofrimentos de diferentes pessoas, revela o quanto somos parte desse todo. Uma das frases mais marcantes no livro, para mim é "De todas as dificuldades que uma pessoa tem de enfrentar, a mais sofrida é, sem dúvida, o simples ato de esperar”.

37 comentários:

  1. O livro conta a história de duas mulheres guerreiras e vitimas da guerra e dos mal tratos dirigidos as mulheres afegãs.
    Foi um dos melhores livros que já li e confesso que chorei muito e que senti a dor das personagens, recomendo que todos leiam pois a história é muito comovente e vale apena mesmo.É extraordinário.

    Lorena Farias 3°Ano

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O livro conta a história de duas afegãs (Mariam e Laila) que viveram em período de guerra. essas duas meninas passaram por vairas dificuldades, mas acabam se encontrando no rumo da trama...
    o livro comove qualquer pessoal porque da enfaze a histórias verdadeiras, relata fatos que aconteci com mulheres que moram no Afganistão(mãos tratos,abusos)etc.
    Cito que me emocionei ao ler o livro da mesma forma que me emocionei ao ler o caçador de pipas. Esse livro e otimo gostei muito de lê-lo.


    Daniele santos 3ºAno

    ResponderExcluir
  4. O livro é perfeito, ele é contado de uma forma tão detalhista que dá pra imaginar tudo que é dito, como as cores, o cheiro dos alimentos, os barulhos da guerra, as bombas... lição de amor, amizade, as duas mulheres que sofrem as explorações. A leitura é facil, apesar do tema ser a triste realidade daquela região, chocante.Laila e Mariam no inicio são rivais, mas as duas começam a vivenciar mesmas atrocidades a amizade de Laila e Mariam é unida devido a todo sofrimento tanto pessoal quanto o que vive o país inteiro, e os casamentos arranjados com o mesmo marido, ambas são vitimas de muita humilhação, elas querem uma vida mais digna. É uma história de amor muito linda, vale a pena qualquer um ler. Exemplo de superação para qualquer um. ELAINE MASCARENHAS DA SILVA Nº14

    ResponderExcluir
  5. O livro é perfeito, ele é contado de uma forma tão detalhista que dá pra imaginar tudo que é dito, como as cores, o cheiro dos alimentos, os barulhos da guerra, as bombas... lição de amor, amizade, as duas mulheres que sofrem as explorações. A leitura é facil, apesar do tema ser a triste realidade daquela região, chocante.Laila e Mariam no inicio são rivais, mas as duas começam a vivenciar mesmas atrocidades a amizade de Laila e Mariam é unida devido a todo sofrimento tanto pessoal quanto o que vive o país inteiro, e os casamentos arranjados com o mesmo marido, ambas são vitimas de muita humilhação, elas querem uma vida mais digna. É uma história de amor muito linda, vale a pena qualquer um ler. Exemplo de superação para qualquer um.
    Elaine Mascarenhas da Silva Nº 14

    ResponderExcluir
  6. Professora, foram dois comentários meus pq eu fiz um com o blog do grupo e um cm o meu, bjs

    ResponderExcluir
  7. O livro relata a história de 2 mulheres, Mariam e Laila que no início do romance eram rivais, mas depois diante das dificuldades que as duas passaram tornam-se amigas, construindo assim, um vínculo muito forte de ambas as partes. Gostei muito de ler o livro pois retrata valores como o amor, a cumplicidade além de trazer consigo grandes lições de vida. Recomendo que todos leiam.

    ResponderExcluir
  8. O livro é bem interessante pelo fato mostrar que mesmo com esse mundo moderno e globalizado, ainda existem povos com atitudes primitivas causadas pelo fanatismo religioso, rincipalmente em relação as mulheres, algo inaceitável pela sociedade na qual vivemos.
    Vale ressaltar que o livro nos fala de uma sociedade com costumes diferentes, dos quais não conhecemos nada, o que já desperta a nossa curiosidade, e a fidelidade com que a história é contada nos prende ao livro do início ao fim, como no momento em que Laila da a luz ao segundo filme, a falta de higiene do local até me tirou a fome e acabei jogando o resto do meu pastel fora.

    By: Alexandre Guimarães Ferreira da Silva
    Colégio Presbiteriano Augusto Galvão 1º ano.

    Prfº bjs S2

    ResponderExcluir
  9. Adorei ler o livro também. Acho que é impossÍvel não se envolver com a vida dessas duas mulheres e sofrer junto com elas.
    Mariam vivia uma vida de sonhos pensando que Jalil era o melhor pai do mundo, mas quando perde a mãe é que descobre realmente que por ser uma filha bastarda não teria os mesmos privelégios que os outros filhos. E Laila tinha uma vida perfeita, estudava por incentivo da famíla e tinha encontrado o amor da sua vida, seu amigo Tariq. Mas devido aos constantes bombardeios em Cabul, Tariq vai embora e ela perde os pais.
    Marian é obrigada a casar com Rashid. E depois de ficar orfã Laila vai para casa dele e ao descobrir que esta grávida de Tariq, aceita casar-se com Rashid. Começa então a história de sofrimento e amizade das duas. Sofrendo humilhações e apanhando constantemente, juntas elas conseguem enfrentar os mau tratos de Rashid e as privações que Talibã impôs as mulhres afegãs. Elas planejavam de todas as formas escapar desse sofrimento, tentam fugir para outro país mas não conseguem, até que um dia elas acabam matando Rashid. Acho que o final demonstra muito bem a personalidade de cada uma, Mariam que sempre defendeu a quem amava assumiu a culpa do crime e Laila que sempre lutou pelos seus sonhos vai embora com Tariq e os dois filhos e volta tempos depois para o Afeganistão para dedicar-se ao seu país.
    Esse livro é com certeza um dos melhores que já li, e além de contar umas das mais belas histórias de amizade, ainda me ajudou a entender um pouco a política do Afeganistão e como as mulheres são tratadas com tanta inferioridade nesse país.
    E concordo com Lory vale muito a pena ler!!

    Rafaela Hilarião 3° ano

    ResponderExcluir
  10. Um romance espetacular, uma história de sofrimento, amor, cumplicidade e lealdade dentre os tantos valores mostrado no livro.
    Mariam, filha de um de um homem endinheirado, dono de um cinema, ela era ‘ilegítimia’ pelo simples fato de sua mãe (Nana) ter sido empregada da casa do seu pai. Com a morte de Nana, Mariam é obrigada a casar-se aos 15 anos com um sapateiro, velho que residia em Cabul. Lá enfrenta maus tratos vindo do seu marido, Rashid.
    Laila, uma menina educada, que sempre ia a escola ( ao contrario de Mariam), ela sonhava em conhecer vários países. Ela tinha um grande amigo, seu vizinho Tariq que perdeu uma perna ao pisar em uma granada, ele teve que usar uma perna mecânica. Laila acabou se apaixonando por Tariq, o qual teve que deixar Cabul pois sua família não podia lá continuar, com medo do bombardeios que a cidade vinha sofrendo. Fica órfã quando sua casa é atacada por um foguete, tendo assim que morar com Mariam e Rashid. Por está grávida de Tariq, ela acaba virando esposa de Rashid se quisesse continuar morando lá.

    Duas mulheres, unidas por um destino que não tiveram a chance de escolher; Em meio as privações e aos maus tratos sofridos por Rashid, além dos Talibãs que haviam invadido a cidade, elas apesar de no começo não se darem bem, sentem-se a necessidade de se tornarem amigas, cúmplices para então enfrentar o marido e os invasores.
    É sem sombra de dúvidas uma história cativante, que mostra a realidade de um país ferido por guerras constantes e mostra também a figura feminina apresentada a terríveis tradições. Uma história que além de mostrar a realidade perturbadora da guerra mostra a esperança que há em cada um de nós, onde Laila apesar do sofrimento que passou, consegue dar a volta por cima, casa-se com Tariq e volta pra Cabul anos depois de ter ido embora.

    Espero realmente que todos leiam, pois é sim um livro que de fato merece ser lido; Ele prende o leitor do início ao fim e que, pelo desenrolar dos fatos e pela essência da história o leitor irá devorá-lo num tempo inesperado.
    RECOMEEEEENDO MUITO :)

    ResponderExcluir
  11. A cidade do sol nos revela uma história emocionante e encantadora sobre a amizade construída por duas mulheres, Laila e Mariam, em uma situação totalmente inesperada em que o destino das duas acabam se cruzando nas mãos de um homem, Rashid; transmitindo valores de lealdade, complicidade e amor. Além de mostrar costumes da sociedade afegã e as destruições causadas por uma guerra.
    Uma história que prende o leitor, que torna impossível não torcer pela felicidade de ambas e não se comover com a narração de cenas tão sofridas, como a espera de Mariam por seu pai na porta da casa dele, a morte de Nana e a descoberta de Laila sobre a morte de Tariq. Realmente uma ótima leitura.

    Jullie Guimarães. nº19
    2° ano.

    ResponderExcluir
  12. O livro conta a história de duas mulheres, Mariam que era filha de uma serva e o seu patrão e Laila que era filha de um professor e toda a sua família foi morta no perído entre guerras no Afeganistão. Mariam foi vendida para um homem e teve que se casar com ele. No desenrolar da história Mariam e Laila se encontram e ficam unidas pela dor e pelo sofrimento...

    Adriano Ramos nº01
    3ª Ano...

    ResponderExcluir
  13. O livro é ótimo ,e é contado a partir da década de 60 e vai até o momento em que as torres gêmeas foram atingidas. Conta a historia de duas mulheres que tem suas vidas entrelaçadas de forma bastante emocionante.Em uma sociedade onde as mulheres não têm vez, elas conseguem unidas acalentar uma a outra e juntas se livram de Rashid, marido carrasco e cruel que sempre as maltratavam.
    Nossa como eu chorei lendo este livro! E Concordo com a Jullie,pois é realmente uma ótima leitura.

    Bianca Galvão n°08
    2°Ano

    ResponderExcluir
  14. Na minha opnião o Livro A Cidade Do Sol é ótimo, traz a história de Mariam e Laila, prende muito a atenção, pelo fato de ser bastante realista e muito bem detalhado. O autor descreve com riqueza de detalhes os sentimentos e sensações de seus personagens, tal qual o cenário em que se passa. O livro nos traz a cultura do oriente na visão de mulheres.
    Livro muito bom e recomendo a todos que leiam'

    Rafael Souza nº34
    1ºano

    ResponderExcluir
  15. Gostei do livro ‘A cidade do sol’ pois conta a história de o que acontece muitas vezes, pessoas completamente diferentes se unirem e ter o mesmo destino; uma delas que era cresceu ouvindo que só vivia para o sofrimento chamada Mariam e outra que era uma aluna exemplar da escola, e muito ajudada pelo seus pais para ela seguir em frente no que queria,chamada Laila ,essas mulheres tão diferentes se cruzam por um casamento, que era arranjado e ainda por cima com o mesmo marido, esse marido é muito ruim as o maltrata e fazem ela sofrer grande humilhação, então elas tem uma bela amizade e se unem para ter uma vida mais digna.
    Muito interessante o livro :)
    beeijos pró

    Joana Mirela 1º ano nº21

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de ler o livro 'A cidade do sol', pois assim como muitos outros mostra um pouco da realidade. Numa sociedade em que sempre a honra da famíla está em primeiro lugar, podendo mesmo levar um pai deixar que sua filha vá morar longe dele mesmo antes de crescer, somente por ela ser, segundo a tradição deles, uma 'harami', ou seja, um ser indesejado (filho bastardo), cujo o único pecado foi de ter nascido naquelas circunstâncias, sendo uma filha de um patrão com sua empregada. E assim viver uma vida em que só vê seu pai nas quintas, e sempre sendo humilhadads sem o direito de uma vida digna. Mas como na maioria dos livros acaba com um final feliz, Mariam e Laila constroem uma vida mais feliz, o que normalmente não é a realidade.

    Edvaldo Miranda de Freitas Júnior, 1°ano

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei o livro, é um relato fascinante do que as mulheres enfrentam e, do que somos capazes de fazer. Mostra que ao contrário do que muita gente pensa, estamos muito além de sermos um sexo frágil. O livro me prendeu do começo ao fim, pois Marian e Laila retratam isso de maneira clara e objetiva. Simplesmente incrível! Além do requerimento sobre uma cultura diferente da minha, esse livro proporciona muitas lições, como a importância da família, da amizade, da paz... Sobretudo uma coisa que me marcou muito, foi a falta de liberdade, a falta de escolhas que Laila e Marian não dispunham. Uma não sabia o que era a vida além do vilarejo onde morava, a outra achava que o mundo estava só esperando por ela. Esse livro é uma viagem a outra cultura, a outra realidade que graças a Deus é diferente da minha!

    Não podia deixar de mencionar as partes do livro que mais marcaram. Uma delas é aquela frase que o pai de Laila sempre dizia:
    "Você pode ser tudo o que quiser"

    E a outra

    "Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre. Nunca se esqueça disso, Marian"

    É uma das frases mais verdadeiras, mais marcantes que já li. Não se trata apenas da personagem relatada no livro, mas do que vivemos hoje, de forma geral. É a realidade das mulheres afegãs, e em pleno o século XXI é incrível a maneira como elas são tratadas, usando da intertextualidade " tratadas pior do que praga em restaurante".

    Acho que toda mulher devia ler esse livro, pela ânsia de luta e vitória. E todo homem também , para valorizar ainda mais a parceira!

    Jennifer Rodrigues Correia, 1° ano, número 20

    ResponderExcluir
  18. um romanse muito emocionante que passa sentimentos de sofrimento, amor, e lealdade e tantos outros valores sociais vistos no livro. Duas personagens, que não tiveram muitas opções em decidirseu proprio caminho; por causas das perversidades feitas por Rashid, além dos Talibãs que tinham invadido a cidade, elas no entanto no inicio não se daram bem, elas sentiram a necesscidade de se tornarem amigas aliadas resolver seus problemas com o marido e os invasores.

    Aluno: Arthur Guimarães Reis Miranda.
    Série:2°qa ano

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente, digo que achei muito interessante ter lido este livro. Pelo simples motivo de expor a realidade de um mundo conflitante,com muitas guerras e a presença do preconceito feminino algo que é comum dos paises do Oriente, em especial, o Afeganistão( o país abordado).No qual, duas mulheres(Marian e Laila) inicialmente rivais, tiveram que se aliar para vencer.E o interessante é que em meio á guerra as duas tiveram suas vidas entrelaçadas.

    Jamille Silva Menezes 2º ano nº 14

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de ter lido o livro "A cidade do sol " , pois trata-se de uma história com fatos emocinantes , em que duas jovens ( Mariam e Laila) tem seus destinos cruzados , onde no inicio eram rivais , mas depois acabam se unindo e tornando-se amigas, trazendo dessa forma muitas lições de vida .

    Jennifer Lorena
    2°Ano N° 15

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de ter lido o livro "A cidade do sol " , pois trata-se de uma história com fatos emocinantes , em que duas jovens ( Mariam e Laila) tem seus destinos cruzados , onde no inicio eram rivais , mas depois acabam se unindo e tornando-se amigas, trazendo dessa forma muitas lições de vida .

    Jennifer Lorena
    2°Ano N° 15

    ResponderExcluir
  22. Professora, na 5° linha do meu comentário, onde está escrito " requerimento" favor ler aquisição. Me confundi. Grata !

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante ler esse livro, pois o autor trata de um assunto que não é muito citado nos jornais e revista, estes, porém só mostram a questão da guerra e o livro a cidade do sol fala do sofrimento das pessoas, as humilhações, a falta de liberdade de expressão, etc. Uma das partes que eu mais me emocionei foi quando Laila teve que colocar sua filha no abrigo de crianças, pois seu marido Rashid tinha perdido seu local de trabalho em um incêndio. Foi tão triste a
    despedida que ate deu para ouvir os gritos da criança ao ver sua mãe partir.
    A lição de vida passada por esse livro é muito bonita e sempre irei indicá-lo.
    Obs.Queria tanto que Mariam não tivesse morrido. rsrs

    Joanne Stella 2°ANO N°18

    ResponderExcluir
  24. Professorra, por favor peço que desconsidere meu primeiro comentario, pois Eu cortei palavras na hora de escrever e cometi alguns erros por favor só considere o segundo. Grato

    Arthur Guimarães.

    ResponderExcluir
  25. Um romance muito emocionante que passa sentimentos de sofrimento, amor, e lealdade e tantos outros valores sociais vistos na historia. O livro conta a vida de duas personagens, que sofreram bastante em um país onde as mulheres são submissas aos homens, além do sofrimento causado Rashid que era esposo de uma das protagonistas do livro, ele maltratava sua esposa de modo cruel, e também sofrimento causado pelos Talibãs que tinham invadido a cidade, elas, no entanto no inicio não se deram bem, mas sentiram a necessidade de se tornarem amigas e aliadas para resolver seus problemas com o marido e os invasores. A morte de Miriam da um tom dramático na história que deixa o livro melhor de se ler.

    Aluno: Arthur Guimarães Reis Miranda.
    Série:2° ano nº06

    ResponderExcluir
  26. Bom, eu me emocionei muito com esse livro, pois retrata a historia de duas mulheres que inicialmente ambas são opostas mais que no decorrer do livro uma acaba ajudando a outra.
    Marian era uma jovem de 33anos e sua mãe morreu quando ela tinha apenas 15anos e Laila tinha 14anos, gostava muito de estudar e era filha de um professor e que como podemos perceber que Mariam estava ma fase de constituir uma família e já Laila não queria se casar, queria ser independente.
    A frase que mais me tocou foi quando o pai de laila disse a ela: ''você pode ser tudo quiser'‘, e sem contar que a historia é emocionante e excelente, quando comecei a ler confesso que não queria mais parar mais.
    No inicio pensei que era chato, acho que pelo titilo: ''A cidade do sol'',mais depois percebi que não se deve julgar um livro pela capa e que esse realmente foi um dos melhores livros que eu já li.
    Aconselho a todos que não quiserem ler ou ainda não tiveram a oportunidade que leiam, pois vale a pena.
    Ana Paula Caixeta 2°Ano n°3

    ResponderExcluir
  27. O livro “A cidade do sol “ me emocionou bastante .O livro conta a historia de duas amigas afegãs que se chamam Mariam e Laila que sofreram muito em suas vidas na epoca da guerra , mas que com a força da amizade e conseguiram vencer.O livro é um exemplo de superação, força de vontade e coragem .As amigas em busca de uma vida mais justa não só pra elas mas para todas as afegãs vão em busca de seus direitos, e conseguem mostrar para a sociedade que a mulher não deve ser tratado do modo como eram tratadas as afegã, mostrar que os tempos mudaram e que ninguem pode ser submetido a tais maus tratos. Me emocionei muito lendo este livro e recomendo ele para todos.

    CAROL RIBEIRO 2º ano

    ResponderExcluir
  28. O livro é muito bom e emocionante, pois mostra a história de duas moças lutando pela suas vidas no Afeganistão. Tudo começa quando Marian uma menina de apenas 14 anos, que mora apenas com a mãe. Ela sempre quis conhecer sua outra família, mas com uma dessas tentativas, sua mãe se suicida. Entorno de tudo que aconteceu, ela é obrigada a se casar aos 15 anos com o sapateiro Rashid. Ele sempre sonhou em ter um filho, pois sua outra esposa não lhe concebeu um herdeiro. Logo após um tempo, Marian engravida, sendo assim muito bem tratada pelo marido, o que não lhe acontecia no passado. Infelismente ela perda o bebê , voltando a ser maltratada ainda mais.
    Em meio de tantas guerras que ocorriam no Afeganistão, a cidade estava se tornando um caos, e muitas famílias estavam deixando Cabul, então entra a história de Laila, uma moça mais nova que Marian muitos anos, mais por sua vez tivera uma vida diferente da de Marian, seu pai cuidou de toda a sua educação, e eles eram também bastante liberais. Laila teve um grande amigo por quem ela era apixonada, ele se chamava Tariq. Com as guerras que ocorreram Tariq teve de fugir, querendo levá-la junto, mais ela preferiu ficar ao lado de seu pai. Depois de um tempo sua família resolveu fugir também, mas antes disso, um míssil atingiu sua casa, deixando apenas ela viva. Devido ao ocorrido, marian e Rashid acolheram laila em sua casa, Rashid então propôs casar-se com ela. De início Laila não aceitou, mas era o único jeito dela continuar em uma casa e logo ela estava grávida de Tariq e com isso ela resolveu se casar com Rashid e deu a luz a uma menina, que acabou não realizando o sonho de Rashido de ter um filho homem. Laila e Marian eram muito maltratadas por qualquer motivo, quando Laila descobre que Tariq morreu, e logo em seguida ela descobre que está grávida de um menino. Logo depois de um tempo ela descobre que era tudo invenção de Rashid, pois Tariq estava vivo e foge com ele querendo levar Marian junto, mas ela decide ficar. Então laila e Tariq fogem e Marian é condenada a morte.
    Ameiii o livroo, recomendo :)

    Edna Mascarenhas 1º ano, n 11

    ResponderExcluir
  29. “A cidade do sol” é um livro muito emocionante, que retrata a vida de duas jovens (Laila e Mariam) que em meio a uma guerra tem seus destinos cruzados. E o sofrimento vivido pelas mesmas acaba transformando a rivalidade entre as duas em uma forte amizade, dando-lhes força de vontade para enfrentar tudo o que estavam passando.
    Sua forma detalhista, característica do autor, nos dá a impressão de estarmos vivenciando a história, impactando com a realidade, fazendo com que imaginemos tudo o que está sendo lido, comovendo-nos com a vida de ambas e da região.
    O livro além de nos mostrar a realidade daquela população, que vive num país amargurado, sem liberdade, cheio de guerras e preconceito, nos mostra a esperança, a coragem para encarar tudo. Deixando-nos lições importantes de superação, amor e paz. E uma frase marcante do texto que pode demonstrar isso é:
    - “Você pode ser tudo o que quiser”
    Meu conselho é que todos que não leram e tiverem uma oportunidade leiam, pois é muito interessante.

    Laís Paola
    2º ano Nº 20

    ResponderExcluir
  30. A cidade do sol conta a história de duas vidas, Mariam e Laila são mulheres tão diferentes e o destino quis que tivessem vidas tão iguais. Uma lição de vida , e muito emocionante a obra. Narra a historia dessas duas mulheres, o livro é permeado por lembranças, sentimentos de culpa, tristezas, saudades de uma vida nunca vivida.

    ANA PAULA 3º ano !

    ResponderExcluir
  31. A história do livro apesar de ser triste e emocionante, é ótima, envolvente, não há como não comover quem a lê, pois é muito triste o destino das duas adolescentes Mariam e Laila e ao mesmo tempo é linda a amizade que as duas constroem com um tempo. São duas adolescentes com vidas completamente diferentes, mas o destino as colocam numa mesma história, compartilhando um mesmo sofrimento, uma mesma humilhação. Mariam que se casa com Rashid num casamento arranjado por seu pai, um homem rico que não quis assumi-lá por vergonha de ter tido a mesma com uma mulher pobre, vive seus primeiros dias de casada com atenção e carinho de Rashid que depois passa a espancar Mariam frequentemente. Já Laila é uma menina cheia de sonhos, feliz, mais que depois da perca de seus pais e de uma guerra em sua cidade, resolve mudar de cidade e aceita o pedido de casamento de Rashid. Ao chegar em casa e encontrar Mariam, as duas se tornam rivais, só que depois que também passa a ser espancada, Laila e Mariam se tornam amigas e se unem contra Rashid, ao ponto de Mariam matá-lo para Laila ser feliz com seu grande amor Tariq.

    Nossa é uma história facinante, muito boa mesmo!!

    Erica Naiara nº 13
    2º ano.

    ResponderExcluir
  32. o livro conta a historia de duas mulheres(miriam e laila). Miriam era uma mulher criada pela mae. depois que sua mae morre seu pai arranja um casamento para ela com um homem bem mais velho que se torna seu marido e eles vão morar em cabul. laila é uma menina muito inteligente e tem tudo para dar ceto na vida, mas perde seus pais e seus irmaos no decorrrer dos conflitos que acontecem no Afeganistao. O destino de miriam e laila se cruzam, elas compartilham a mesma decepçao da mulher no afeganistao. A cidade do sol é um livro bastante interessante, e o autor relata o quanto é dificil viver em um país desvastado por conflitos. E mostra que a base para que uma pessoa se torne bem sucedida no futuro é uma familia estruturada.

    ResponderExcluir
  33. “A cidade do sol” é uma historia emocionante onde conta a vida de duas mulheres (Mariam e Laila) que sofrem bastante em seu país onde as mulheres, eram submetidas aos seus maridos. A guerra acaba juntando as duas mulheres. No início as duas (Mariam e Laila) não se dão muito bem, no entanto, no final do livro uma acaba ajudando a outra, o livro é exemplo de superação e força de coragem, onde as duas vão em busca da felicidade e de uma vida mais justa, não só para elas mais para todas as afegãs que sofrem pelo modo que as mulheres são tratadas no seu país. O livro além de nos mostrar a realidade daquele país nos mostra uma lição de vida, onde não podemos desistir nunca e ir atrás do que queremos.
    Luana Santos 2°ano

    ResponderExcluir
  34. Um livro muito bom que conta a historia de duas garotas (Marian e Laila),Marian perdeu sua mãe aos 15 anos de idade,e seu pai arranjou um casamento a ela com Rashid que era muito mais velho que ela.Mariam sabia que seu destino era servir seu marido e dar filhos a ele.Laila era uma menina muito inteligente,alias e conciderada a mais inteligente do colegio,e sabia que seu destino era bem mais do que casar e ter filhos.
    A cidade do sol e um livro bastante detalhado e conta a historia de um pais cheio de conflitos,realmente um livro muito intereçante e ate uma liçao de vida.

    Kaio Murilo Santana Corrêa...nº23...1ºAno

    ResponderExcluir
  35. O livro A Cidade do sol conta uma história emocionante de um linda amizade entre duas garotas bem diferentes, Mariam e Laila, ambas sofrem com as tradições de um país atrazado, em plena guerra. Mariam, é filha de um empresário rico, dono de um cinema, e foi obrigada a casar com Rashid, um sapateiro que a fez sofrer muito com a sua arrogância. Já Laila vivia uma vida normal, estudava, muito inteligente, sonhava em viajar para países distantes com Tariq seu amigo, um garoto paraplégico, perdeu suas pernas numa granada, pelo qual Laila era apaixonada, porém Tariq deve que deixar a cidade, Laila ficou órfã e foi obrigada a morar com Mariam e Rashid, se tornando esposa. A princípio Mariam e Laila não se dão bem, mas com o tempo se tornam amigas para enfrentar os maus tratos de Rashid.
    Sem sombra de dúvidas é uma história emocionante, capaz de prender o leitor do início ao fim.

    Luégia Priscila Vieira Andrade 3º ano. Nº 31

    ResponderExcluir
  36. O livro " A cidade do Sol " , é uma obra belíssima, é a narração de uma história emocionante entre Mariam e Laila, duas mulhers bem diferentes , mais traçadas pelo destino. Uma obra cheia de conflitos , pois o país vive em guerra. Em opinião pessoal , eu recomendo a leitura, é uma lição de vida e a leitura é detalhada e didática, com uma linguagem fácil de ser interpretada.

    Luana Pires , 3º ano !

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.