domingo, 9 de agosto de 2009

Textos para análise - 3ª série do ensino médio


Quadrilha - Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história
1. Livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, os poetas da geração de 30 incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiram-se à vontade para retomar algumas posturas antes rejeitadas.
Dos procedimentos formais da poesia de 22 relacionados a seguir, quais deles também podem ser observados em "Quadrilha"?
  • Verso livre
  • Falta de pontuação
  • Simultaneidade de imagens; flashes da realidade; fragmentação
  • Ilogismo
  • Linguagem simples, coloquial, prosaica
2. O poema “Quadrilha” aborda um tema caro à tradição poética: o amor e o relacionamento amoroso. A originalidade do poema está na forma como o tema é tratado.
a) Com que tipo de visão o poeta aborda esse tema no poema: com uma visão crítica, irônica ou trágica?
b) Resuma a idéia central do poema: De acordo com o texto, o que é o amor ou o relacionamento amoroso?
c) Essa visão de amor pode ser considerada uma visão moderna? Por quê?
3. O título do poema é “Quadrilha”. Considerando o modo como se dança a quadrilha nas festas juninas, principalmente a disposição e o movimento dos pares, estabeleça relações entre o poema e a quadrilha das festas juninas.
4. O poema “Quadrilha” é leve e bem humorado. Apesar disso, ele é reflexivo? Justifique sua resposta.
5. Com base na leitura desse poema, que mudanças você identifica na poesia de 30, em relação à poesia de 22?

3 comentários:

  1. 1.
    Verso livre,Ilogismo e linguagem simples,coloquial,prosaica.
    2.
    a)Irônica e trágica pois os personagens ao final ou morrem ou estão com outros parceiros.
    b)uma serie de acontecimentos que podem trazer felicidades para todos ou para apenas alguns ou simplesmente para ninguém.
    c)Sim pois atualmente as trocas de casais são feitas muito mais rápido do que a de gerações passadas.
    3.
    A relação é feita ao se fazer a comparação entre quadrilha de são João com uma quadrilha de relacionamentos,onde na quadrilha d são João a troca d pares é constante,acontece o mesmo nos versos de quadrilha.
    4.
    se torna reflexivo ao se fazer a comparação com a realidade onde sabemos que não é certo a troca constante de casais pois retrata a desvalorização tanto do homem quanto da mulher.
    5.
    a diferença básica é que no poema de 30 existe a valorização do nordestino e dos seus acontecimentos diários como a seca a fome.E no poema de 22 existe a exaltação de não seguir normas ou regras e sim o desejo do escritor.

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Quem sou eu

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Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.