quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto para equipe: Miseráveis 2ª série

Antífona
Cruz e Souza

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras

Formas do Amor, constelarmante puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádidas frescuras
E dolências de lírios e de rosas ...

Indefiníveis músicas supremas,
Harmonias da Cor e do Perfume...
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...

Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...

Infinitos espíritos dispersos,
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.

Do Sonho as mais azuis diafaneidades
Que fuljam, que na Estrofe se levantem
E as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem.

Que o pólen de ouro dos mais finos astros
Fecunde e inflame a rima clara e ardente...
Que brilhe a correção dos alabastros
Sonoramente, luminosamente.

Forças originais, essência, graça
De carnes de mulher, delicadezas...
Todo esse eflúvio que por ondas passa
Do Éter nas róseas e áureas correntezas...

Cristais diluídos de clarões alacres,
Desejos, vibrações, ânsias, alentos
Fulvas vitórias, triunfamentos acres,
Os mais estranhos estremecimentos...

Flores negras do tédio e flores vagas
De amores vãos, tantálicos, doentios...
Fundas vermelhidões de velhas chagas
Em sangue, abertas, escorrendo em rios...

Tudo! vivo e nervoso e quente e forte,
Nos turbilhões quiméricos do Sonho,
Passe, cantando, ante o perfil medonho
E o tropel cabalístico da Morte...

1. Transcreva passagens do texto que exemplifiquem a fixação do poeta pelo branco.
2. Há referência, embora leve, à questão sexual. Transcreva a passagem em que ela se encontra e comente a visão do poeta.
3. “...Mistério... mistérios...” (quinta estrofe); “...Verso...versos...” (sexta estrofe). Comente o uso das maiúsculas.
4. Sinestesia é uma figura muito comum na poética simbolista. Sinestesia, literalmente, significa “mistura de sensações”; consiste numa relação subjetiva que apela a mais de um dos nossos sentidos, como: “Tem cheiro a luz, a manhã nasce... / Oh sonora audição colorida do aroma!” (Alphonsus de Guimaraens), em que o poeta apela à audição, à visão e ao olfato. Ou: “Corre por toda ela um suor de pedrarias, / um murmúrio de cores” (Eugenio de Castro), em que temos a fusão das sensações tátil, auditiva e visual.
Aponte, no poema, versos em que temos sinestesia.
5. Aliteração é uma figura que consiste na repetição de fonemas para sugerir um som. Difere da onomatopéia na medida em que esta imita o som; a aliteração é sugestão: “Toda gente homenageia Januária na janela / até o mar faz maré cheia para chegar mais perto dela.” (Chico Buarque).
Transcreva uma passagem caracterizada pela aliteração.
6. Quanto à forma:
a) Qual a métrica empregada por Cruz e Sousa? Escolha um verso e faça a escansão ) divisão das sílabas poéticas).
b) Qual o esquema de rima?
7. Tomando por base a última estrofe, destaque alguns dos temas recorrentes na obra de Cruz e Sousa

Extraído de:
NICOLA, José de. Português: ensino médio, volume 2. São Paulo: Scipione, 2005.

2 comentários:

  1. gostaria de saber as respostas dessas perguntas se voce puder me enformar agradeceria muito...
    obrigada

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Quem sou eu

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Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.