segunda-feira, 23 de março de 2009

Navio negreiro - Amistad (para 2ª série do Ensino Médio)

Castro Alves com sua poesia de cunho social denunciava, entre outras coisas, as atrocidades da escravidão. Em sua mais célebre obra sobre esta temática, "Navio Negreiro - Tragédia no Mar", concluído em 1868 - quase 20 anos depois da promulgação da Lei Eusébio de Queiróz - o poeta empenha-se em mostrar o horror a que eram submetidos os africanos na cruel travessia oceânica.
Mais de um século depois, Caetano Veloso musicou o poema e Steven Spielberg produziu o filme Amistad, que conta a história de um destes navios negreiros.
A literatura dessa forma atravessa épocas e permite uma trasformação na sociedade, pois ao olhar para o passado, modificamos como vemos o presente e como construímos o futuro.
No entanto, sabemos que hoje em dia não há mais tráfico de escravos negros oriundos da África. Como então a produção de Spielberg, ao tratar do mesmo tema de Castro Alves, pode provocar esta "transformação" da sociedade? Discutam aqui sobre o tema e postem no blog da equipe um trecho do poema de Castro Alves relacionando com um trecho do filme. Vocês podem também montar um vídeo, como este postado no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw




4 comentários:

  1. A partir do filme que assistimos, Amistad, pudemos perceber a verdadeira realidade da vida social dos negros daquela época mostrando dessa forma as doenças, os maus tratos, a vida precária que os escravos estavam sujeitos, todas essas situações que resultavam em muitas revoltas. O próprio filme retrata uma revolta de negros em alto mar, revolta essa liderada por um deles e que acaba resultando em várias confusões. Relacionando com essas revoltas vimos na literatura o poeta dos escravos, Castro Alves, que foi um grande poeta que utilizou na sua poesia uma forma de denúncia à vida dos negros. Um poeta contemporâneo à época da escravidão que se preocupou com o preconceito desde o início, tal preconceito racial existe até hoje, onde há leis de proteção aos negros, que diz que todos nós somos iguais, porém, a sociedade ainda não se desprendeu totalmente da visão preconceituosa daquela época.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amistad mostra até a parte q vimos q os escravos dominaram o navio negreiro,depois os euroupeus tomam o navio e vão p a europa onde os escravos são presos e julgados.O filme retrata um pouco do q foi o Romance Urbano,onde Castro Alves e outros autores criticavam a escravidão.

    ResponderExcluir
  4. Amistad, conta a história de um navio negreiro Espanhol com dezenas de africanos, onde os negros se rebelaram e tomaram posse do navio, matando parte da tripulação espanhola e obrigaram os poucos sobreviventes a os levarem de volta a África; só que os espanhôes os enganaram, levando-os para os Estados Unidos onde foram julgados por assassinato e presos, iniciando um longo e polêmico processo.
    Esse filme assemelha-se a poesia de Castro Alves, pois ambos denunciam o sofrimento que os negros passavam,principal característica da 3ª geração do romantismo, dessa forma buscando uma transformação na consiência da sociedade com objetivo de melhorar a condição de vida dos negros.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.