segunda-feira, 23 de março de 2009

As relações entre diferentes manifestações artísticas

Podemos perceber através de textos e imagens vistos durante nossas aulas que a Literatura enquanto manifestação artística relaciona-se com outras produções como pinturas, esculturas, etc. não só pelas influências da época, mas também atravessando séculos e aproximando obras de diferentes artistas que exploram uma mesma temática.
Como exemplo disto, cito aqui um soneto de Elizabeth Barrett Browning, poeta inglesa do século XIX:

As minhas cartas! Tôdas elas frio,
Mudo e morto papel! No entanto agora
Lendo-as, entre as mãos trêmulas o fio
Da vida eis que retorno hora por hora.

Nesta queria ver-me - era estilo
-Como amiga a seu lado... Nesta implora
Vir e as mãos me tomar... Tão simples! Li-o
E chorei. Nesta diz quanto me adora.

Nesta confiou: sou teu, e empalidece
A tinta no papel, tanto o apertara
Ao meu peito, que todo inda estremece!

Mas uma... Ó meu amor, o que me disse
Não digo. Que bem mal me aproveitara,
Se o que então me disseste eu repetisse...

Percebe-se neste soneto que o eu-lírico manifesta uma relação amorosa através da troca de correspondências. E, as cartas de amor são temas constantes nas artes. Observem este quadro de Vermeer, entitulado Mulher de azul, lendo uma carta (1664):


As manifestações artísticas acima citadas, podem contar uma mesma história apesar dos séculos que separam suas produções: mulheres que esperam e se deleitam com as cartas que recebem. Sobre o tema "cartas de amor" Rubem Alves, cronista brasileiro, afirma:

" Uma carta de amor é um papel que liga duas solidões. A mulher está só. Se há outras pessoas em casa, ela as deixou. Bem pode ser que as coisas que estão nela escritas não sejam nenhum segredo, que possam ser contadas a todos. Mas, para que a carta seja de amor, ela tem de ser lida em solidão. Como se o amante estivesse dizendo: “Escrevo para que você fique sozinha...” É este ato de leitura solitária que estabelece a cumplicidade. Pois foi da solidão que a carta nasceu. A carta de amor é o objeto que o amante faz para tornar suportável o seu abandono. "

Em nossa proposta de trabalho, os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão fazendo esta relação para ser apresentada não só no espaço físico da sala de aula, mas também aqui, neste espaço virtual. Após as apresentações vocês, alunos da 1ª série, farão seus comentários sobre os trabalhos que os colegas apresentaram aqui neste espaço.
Sintam-se a vontade para comentar também sobre as obras que aqui foram expostas e, até mesmo relacionar outras obras a elas.

9 comentários:

  1. Bom, quando trabalhamos as relações entre os diversos campos da arte, aprendemos que dentro de cada pintura existe uma poesia ou uma música que dá sentido e melhor explicação a pintura, no quadro "Mulher de azul" a compreensão não seria tão fácil se não houvesse uma poesia para ajudar a interpreta-lá. Na poesia citada acima vemos a interpretação da pintura deixado mais calro o que é mostrado na mesma. Comentando agora a pintura e a poesia, vemos na pintura o sentimento da mulher que lê a carta aparentemente, com tristeza, sendo provavelmente uma má notícia ruim, vemos também que ela está com a barriga avulsada, provavelmente está grávida, e na carta deve estar falçando do pai do bebê. E sobre a poesia vemos que nela são demonstrados os sentimentos de quem lê a carta, a gonia, a ansiedade e a tristeza de uma pessoa que têm notícias de um ente querido. Como avaliação final podemos citar que é uma boa relação entre pintura e posia, onde juntos se tornam impecáveis.

    Grupo: The Itinga`s boys
    Componentes: Silas Costa, Renato Santana, João Carlos, Vinícius Guirra, Luan Carvalho, Danilo Vieira e Sebastião Leonardo.

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  2. As diversas formas de arte que estão dentro da literatura se ligam entre si por meio de quadros, poemas, poesias, ou até mesmo textos que nos ajudam a compreender melhor o objeto pela qual está se fazendo tal ligação.No quadro MULHER DE AZUL de VERMEER, juntamente com o soneto de ELIZABETH BARRETT BROWNING, podemos ver essa junção, na qual o soneto, apesar de ter sido feito por uma autora diferente do pintor do quadro, ele nos ajuda a melhor visualizarmos a pintura e perceber de forma clara o que ficou explícito na pintura.A mulher sozinha lendo uma carta possivelmente de amor nos retoma um sentimento de solidão e como no soneto fala, a mulher lê a carta de forma tão compassiva deixando evidente a relação entre emoção e cumplicidade propostas nas manifestações descritas por este esplêndido soneto e a imagem, singela porém melancólica.

    Grupo: Fire Girls
    Componentes: Amanda Santos, Amanda Gomes,Ananda Galvão,Brena Brandão,Edna Mascarenhas, Isa Maria, Jennifer Rodrigues, Viviane Lopes

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  3. Sobre as apresentações na sala de aula, nós achamos muito interessante e houve uma ótima relação de obra com o poema.
    o Soneto acima de Elizabeth Barrett Browningnos descreve a emoção do eu-lírico de receber uma carta principalmente quando de amor e as confissões feita pelo autor da carta.Como este tema é muito comum houve uma grande semelhança com a obra de Vermeer, entitulado Mulher de azul, que nos mostra a mesma emoção da mulher com a carta,pelas confissões de quem as escreveu.Com essa união há uma facilidade de compreenção para nós leitores pois vemos a obra que é representada pelo soneto e vice-versa.

    Com Carinho:Edvaldo Júnior, Erica Freitas, Luiz Rangel,Maicon Freitas,Maíla Freitas, Matheus Granja e Milena Ferreira.

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  4. É possível percebermos no soneto de Elizabeth Barrett Browning o verdadeiro sentido do que é uma carta, que não é apenas rabisco em uma folha de papel. Mas é o rabisco que expressa o amor de uma pessoa com outra, tintas em papeis que falam dos sentimentos dos seres humanos.

    Quanto aos trabalhos dos outros grupos:
    Todos foram bem bolados, com excelentes apresentações, cada grupo representou bem o tema que lhe foram proposto. Parabéns a todos...

    Heróis da Literatura: Mayki, Kaio, Dalécio, Samuel, Rafael, Aírton, Icaro Mattos, Icaro Juliano.

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  5. Na obra Mulher de azul, de Vermeer, representa bem uma relação de semelhança entre o soneto de Elizabeth Barrett Browning e a obra de Vermeer que nas das duas obras falam do sentido das cartas, sendo elas de amor ou de parentes distantes.

    Grupo: Heróis da Literatura.

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  6. Nessa unidade ao estudarmos as diferentes manifestações artísticas percebemos que existe uma relação entre algumas obras, sejam elas propositais ou não. Podemos citar uma relação entre obras de forma proposital a existente entre o quadro Madona das Rochas ou Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci, pintada no século XIX, com o poema acerca dessa pintura
    escrito por Jayro Luna, com a intenção de identificar em seu poema todas as características da obra. E como não proposital, mas com imensa relação a citada pelo grupo Fire Girls, O Beijo - Gustav Klimt
    e o versículo de Cânticos, que trata a respeito do beijo.
    O soneto de Elizabeth Barrett Browning, estabelece uma relação muito forte com quadro de Vermeer, entitulado Mulher de azul, lendo uma carta, mesmo sendo produzidos em diferentes épocas o tema arrebate em ambos autores um mesmo sentimento, um sentimento que mesmo matando a saudade com a correspondência, deixa uma solidão profunda.

    Att: Alline Alves, Gusttavo Reis, Paulla Crislane, Sara Gabrielle, Stefane Gonçalves, Tássia.

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  7. Sei que irá parecer um pouco repetitivo, mas é incrivel a maneira como uma obra completa a outra, e me pergunto o que seria da pintura se não existisse a literatura, a escultura, etc. E vice-versa. outro ponto enteressante, é o fato das obras citadas acima terem sido criadas em épocas muito distantes, ou seja, a ideia de um artista nunca morrerá, porque, mesmo que ele morra ela será passada adiante por outros mesmo que eles nem se conheçam.

    comentadores:Alexandre Guimarães,Herinque César,Joana Mirela,Lenise Costa,Milla Laís,Vanessa Amaral, yago alcioly.

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  8. E não deixem de comentar em:
    http://obsecadosporliteratura.blogspot.com/

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  9. Espero que todos vocês tenham compreendido como as manifestações artísiticas conversam e se complementam. Veremos nas próximas unidades que dentro da própria Literatura encontraremos esses diálogos entre as obras. Estejam atentos a tudo que vocês leem e busquem sempre estas conexões.
    Só uma observação ao último grupo que postou comentário: corrijam o nome do blog de vocês, a palavra é OBCECADO.
    Até a próxima!

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Quem sou eu

Minha foto
Formada no curso técnico de Auxiliar de Escritório no ano de 1996, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, graduada no curso de Licenciatura em Letras com habilitação para o ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus IV no ano de 2004, pós graduanda em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho. Trabalho como professora há 10 anos, tendo iniciado minha carreira na Prefeitura Municipal de Quixabeira, como professora de Inglês no Ensino Fundamental. Nos anos de 2005 e 2006 trabalhei como professora substituta na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, com a disciplina Inglês para o Ensino Médio. Em 2007, tendo sido aprovada no concurso para professores do Estado da Bahia, assumi a cadeira de professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Roberto Santos, onde hoje atuo também como vice-diretora. Assumi a disciplina Literatura no Colégio Presbiteriano Augusto Galvão, em fevereiro de 2009, e pretendo abrir as janelas desta incrível arte a todos que por ela se interessem.